Já é real a possibilidade de o YouTube entrar na disputa pelo mercado de TV online. Segundo a Bloomberg, o site está trabalhando em um serviço de assinatura paga chamado ‘Unplugged’, que oferecerá aos usuários um pacote de canais de televisão a cabo transmitidos através da Internet.
O projeto é uma das maiores apostas e prioridades da empresa e está programado para ser lançado em 2017. De acordo com as fontes da agência de notícias, o YouTube já discutiu os planos com vários grupos de mídia, como Comcast, NBCUniversal, Viacom, Twenty-First Century Fox e CBS, mas ainda não obteve direitos de transmissão.
Poucas pessoas ainda não sabiam do interesse do site no mercado de TV fechada. A empresa tem trabalhado em um pacote de televisão a cabo online, pelo menos, desde 2012. O objetivo do ‘Unplugged’ é proporcionar um conteúdo premium para o serviço web do YouTube e aplicativos móveis, gerando mais tempo de visualização e, consequentemente, receitas.
“Temos como objetivo proporcionar uma maior escolha para os fãs do YouTube. Mais maneiras para eles para se envolverem com os criadores, e uns aos outros, e mais maneiras para eles para obterem grande conteúdo”, escreveu Sundar Pichai, executivo-chefe do Google – dono do YouTube – em uma carta aos acionistas.
YouTube Red
O site já oferece um serviço por assinatura nos Estados Unidos, chamado de YouTube Red. A plataforma permite aos usuários assistir a vídeos sem propagandas e custa US$ 9,99 por mês.